Petrobras anuncia nova reserva de petróleo na Bacia de Santos


http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/11/08/materia.2007-11-08.5276922639/view

Agência Brasil

8 de Novembro de 2007

Petrobras anuncia nova reserva de petróleo na Bacia de Santos

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Petrobras anunciou hoje (8) que concluiu a análise dos testes de formação do segundo poço da área denominada Tupi, no bloco BM-S-11, localizado na Bacia de Santos, na chamada camada pré-sal. Segundo a Agência Petrobras de Notícias, o volume de óleo leve (de 28º API) é estimado entre 5 e 8 bilhões de barris, de petróleo e gás natural.

Atualmente, o país tem reservas provadas (que estão confirmadas e são passíveis de extração) de petróleo e gás da ordem de 12,5 a 13 bilhões de barris. Isso significa que o volume de óleo e gás anunciado pela estatal representa quase metade do total dessas reservas.

De acordo com a nota, a estatal também realizou avaliação regional do potencial petrolífero do pré-sal que se estende pelas bacias do Sul e Sudeste brasileiros.

“Os volumes recuperáveis estimados de óleo e gás para os reservatórios do pré-sal, se confirmados, elevarão significativamente a quantidade de óleo existente em bacias brasileiras, colocando o Brasil entre os países com grandes reservas de petróleo e gás do mundo”, informa a agência.

A Petrobras também informou que os poços que atingiram o pré-sal e que foram testados mostram, até agora, “alta produtividade de petróleo leve e de gás natural”.

Esses poços se localizam nas bacias do Espírito Santo, de Campos e de Santos – a Bacia de Santos se estende de Cabo Frio ao alto de Florianópolis (SC).

O pré-sal é uma camada de rochas-reservatório que se encontram abaixo de uma extensa camada de sal, que abrange o litoral do Estado do Espírito Santo até Santa Catarina, ao longo de mais de 800 quilômetros de extensão por até 200 quilômetros de largura, em lâmina d’água que varia de 1.500 a 3.000 metros e soterramento entre 3.000 e 4.000 metros.

Óleo leve é aquele de melhor qualidade, no qual quanto maior o grau API, mais fino é o petróleo que produz. A Bacia de Campos tem predominantemente petróleo pesado, que exige a mistura com óleo leve no processo de refino.

A Petrobras é operadora da área onde se localiza a reserva, e detém 65%; a empresa britânica BG detém 25% e a portuguesa Petrogal – Galp Energia, 10%.

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/11/08/materia.2007-11-08.5276922639/view
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: