Folha: Empresas dizem estar “inseguras” com mudanças no setor de petróleo


http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u344287.shtml
09/11/2007

Empresas dizem estar inseguras com mudanças no setor de petróleo

CIRILO JUNIOR

da Folha Online, no Rio

Representantes de empresas do setor privado de petróleo e gás manifestaram nesta sexta-feira preocupação com o futuro do marco regulatório do setor no País.

O presidente do IBP (Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), João Carlos de Luca, disse que o setor privado quer discutir com o governo o modelo de concessão das áreas do “Pré-sal”, cujas estimativas apontam para a ocorrência de reservas gigantes de óleo e gás.

O presidente da norueguesa Statoil no Brasil, Jorge Camargo, mostrou-se preocupado com a estabilidade das regras do setor, depois que o governo decidiu retirar 41 blocos da 9ª Rodada de Licitações da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

“Vemos essas mudanças com preocupação. O setor necessita de estabilidade. Vivemos uma situação de certa insegurança sobre qual o modelo que o governo vai querer adotar daqui para frente”, afirmou.

Novo modelo

A ministra Dilma Rousseff declarou ontem que o governo vai estudar um novo modelo de concessão para as áreas do “Pré-sal”.

João Carlos de Luca acrescentou que a decisão de retirar as áreas da 9ª Rodada traz impacto na “previsibilidade e credibilidade” do leilão, marcado para os dias 27 e 28 deste mês. Ele lembrou que a suspensão da 8ª Rodada, no ano passado, por determinação da Justiça, já atrapalhara o desenvolvimento da indústria de petróleo e gás.

Segundo de Luca, o IBP vinha trabalhando para restabelecer o “acidente de percurso” na 8ª Rodada.

O presidente do IBP descartou a possibilidade de tentar barrar a decisão do governo sobre a 9ª Rodada na Justiça.

“É uma decisão soberana do governo. Não vamos gastar energia com essa questão”.

Na hora devida

O presidente da norte-americana Devon Energy no Brasil, Murilo Marroquim, considerou que a decisão de retirar os blocos às vésperas da rodada não foi tomada na hora devida.

Ele disse que o governo já sabia da possibilidade das reservas gigantes no “Pré-sal” há alguns meses, e que não poderia mudar as regras em cima da hora.

“O Pré-sal não é novidade para a indústria, todos já sabiam dessa possibilidade. As empresas investiram bastante na pesquisa e aquisição de dados para o leilão, e agora terão que rever isso tudo”, afirmou.

Marroquim ressaltou que a retirada dos 41 blocos tornará a rodada “bem menos atrativa”.

O presidente da canadense Encana, Júlio Moreira, chegou a questionar até mesmo a estabilidade de regras em outros setores da economia. Ele lembrou que a medida adotada para o leilão põe em credibilidade até mesmo o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

“Quem me garante até que ponto as outras coisas não podem mudar também?”, indagou.

Mais investidores

Já o presidente da britânica BG Group, Luiz Costamillan, defendeu que a participação de mais investidores no setor poderá acelerar os investimentos para a descoberta de novas reservas. A BG detém 25% do campo de Tupi [cujas reservas estimadas podem chegar a até 8 bilhões de barris], na Bacia de Santos, sendo sócia da Petrobras no projeto.

“Queremos avançar no menor prazo possível. Mas é o operador quem decide”, afirmou, ao se referir à expectativa de produção no campo. O operador, no caso, é a Petrobras, que detém 65% de participação no ativo.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u344287.shtml
Anúncios

One Response to Folha: Empresas dizem estar “inseguras” com mudanças no setor de petróleo

  1. Quase fiquei comovido com esta notícia. “Pobrezinhas” das grandes corporações petrolíferas internacionais, estão se sentindo “inseguras”… Coitadinhas, tão frágeis e indefesas, uma pena não?

    Era o que me faltava… e ainda chamam isto de jornalismo, deviam assumir logo de uma vez que é publicidade e pronto. Pelo menos não irritava as pessoas por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: