Presidente Fernando Lugo visita Itaipu


http://www.itaipu.gov.br/?q=pt/node/435&id_noticia=2828

Itaipu – Sala de Imprensa

31/07/2009

Presidente Fernando Lugo visita Itaipu

Pela primeira vez desde que foi eleito, o presidente paraguaio Fernando Lugo visitou Itaipu. Lugo foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e pelo diretor-geral paraguaio, Carlo Mateo Balmelli, além de outros diretores de Itaipu, na tarde desta quinta-feira (30). Ele plantou uma muda no Bosque dos Visitantes da margem paraguaia, conheceu áreas de Itaipu, como a Subestação da Margem Direita, e fez um test-drive no carro e no caminhão elétrico. Integraram a comitiva de Lugo o presidente da Ande, Sixto Amarilla, além de ministros e governadores paraguaios.


Presidente Fernando Lugo com o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, e o diretor-geral paraguaio, Carlo Mateo Balmelli
A visita de Lugo acontece cinco dias após a assinatura do acordo, com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, a respeito das concessões que o governo brasileiro fará ao governo paraguaio em relação à Itaipu. O objetivo do acordo, assinado em Assunção, no último dia 25, é conceder ao Paraguai vários benefícios, entre os quais o aumento no valor da energia cedida

Lugo afirmou que, após a assinatura do acordo, os governos brasileiro e paraguaio têm mais coincidências e pontos em comum sobre temas como Itaipu, comércio internacional e questões comerciais, econômicas e culturais. “O dia 25 de julho ficará marcado como uma nova etapa da relação bilateral entre Brasil e Paraguai: será o nosso dia da amizade, como o nome da ponte que liga nossos dois países”, disse.


O presidente Lugo conheceu o projeto do veículo elétrico durante a visita
O presidente Lugo e Jorge Samek plantaram mudas no bosque da margem direita. “Essa relação de amizade, simbolizada nesse plantio ao lado do diretor-geral brasileiro, Jorge Samek, não é apenas simbólica, mas real”, disse Lugo. “É assim que devemos caminhar, essa é a determinação que recebo do presidente Lula, essa é a vontade do presidente Lugo, juntos Brasil e Paraguai cada vez mais fortes”, completou Samek.

Após o plantio, Lugo conheceu o mirante do vertedouro, na margem direita. Balmelli e Samek mostraram o projeto do futuro mirante, que vai revitalizar esta área turística de Itaipu. Os diretores também mostraram onde será construído futuramente o teleférico sobre o vertedouro.


Samek presenteia Lugo com uma réplica da Unila, símbolo da integração

A comitiva se reuniu, então, na sala da Diretoria Executiva, onde foi servido um almoço. Na ocasião, Samek presenteou Lugo com uma réplica do Portal do Conhecimento, o monumento que simboliza a futura Universidade Federal da América Latina (Unila), cujo campus será construído no terreno cedido por Itaipu. Lugo também foi presenteado com uma peça de artesanato do Programa Ñandeva.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: