Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal realiza atos e atividades em defesa do pré-sal


http://www.presal.org.br/mobilizacao_lista_presal2.php?id=73

PréSal.Org

19/08/2009

Comitê Gaúcho realiza atos e atividades em defesa do pré-sal

Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-Sal

O Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal tem três atividades previstas para os próximos meses. Na segunda (24) ocorre um Ato Público na Esquina Democrática, a partir das 11h, seguido de uma caminhada até a Praça da Alfândega e a distribuição do Boletim “O Pré-sal é Nosso”, que traz um manifesto à população conclamando para que faça a defesa da nacionalização desta riqueza.

Dia 1º de setembro, às 19 horas, haverá uma aula pública no salão de atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) ministrada pelos professores Ildo Sauer, da USP, e Carlos Lessa, aposentado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A promoção é da UFRGS, do Sindicato dos Petroleiros do Rio Grande do Sul ( Sindipetro/RS) e da Assembléia Legislativa.

Já no dia 1º de outubro, haverá um grande expediente especial, no Plenário 20 de Setembro, em comemoração aos 55 anos de criação da Petrobrás. A iniciativa é do deputado Raul Carrion (PcdoB).

Além dessas atividades deverá ser recolocada na Praça da Alfândega, em data a ser definida pelo Comitê, a torre de petróleo que foi símbolo da luta pela criação da Petrobrás. Também está para ser marcada uma audiência com o presidente Lula e a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, para reivindicar a mudança do marco regulatório legal de exploração do petróleo no Brasil.

O Parlamento em ação

O Comitê Gaúcho em Defesa do Pré-sal foi criado após a audiência pública do dia 18 de maio na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e tem a participação de 40 entidades do movimento popular e sindical e representaitvas dos mais diversos setores da sociedade gaúcha. As reuniões do Comitê tem ocorrido às quintas-feiras, às 10 horas, em espaços da Assembleia Legislativa.

Desde então, o Parlamento vem levando a mensagem em defesa do Pré-sal e da mudança do marco regulatório da exploração desta riqueza nacional. O presidente da AL, deputado Ivar Pavan (PT), já fez palestras na reunião da União Nacional de Legislativos Estaduais (UNALE), em Belém do Pará; na Assembléia Legislativa de Santa Catarina e na Câmara Municipal de Santana do Livramento.

O que é o pré-sal

A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizada abaixo da camada de sal, entre 5 e 7 mil metros na área oceânica correspondente aos estados de Santa Catarina e o Espírito Santo. As reservas foram formadas há cerca de 100 milhões de anos, a partir da separação da África e da América. Sua dimensão é de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura, com previsão de 80 bilhões de barris, equivalente a R$ 18 trilhões. A camada pré-sal pode colocar o Brasil na quarta posição no ranking dos países exportadores de petróleo.

http://www.presal.org.br/mobilizacao_lista_presal2.php?id=73
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: