Em Brasília, UNE defende 50% do Pré-sal para a Educação


http://www.une.org.br/home3/educacao/educacao_2007/m_15289.html

29 de setembro de 2009

Em Brasília, UNE defende 50% do Pré-sal para a Educação

Augusto Chagas, presidente da UNE, participou nesta terça-feira, 29, de reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) para debater o Pré-Sal e o Novo Padrão de Desenvolvimento. No evento foram discutidos desafios e oportunidades gerados pela exploração do petróleo nas camadas mais profundas.

A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, fez uma apresentação sobre o tema, mencionando as diretrizes definidas pelo governo para tratar a questão do pré-sal, tais como assegurar que a renda do petróleo fique com o povo e o Estado brasileiro; que o Brasil seja um produtor e não um mero importador de máquinas e equipamentos e ainda a consciência de como deverão ser gastos os recursos da exploração do Pré-sal.

dilma

“Não podemos achar que estamos imensamente ricos e sair por aí desperdiçando os recursos, temos de apostar basicamente no futuro”, disse a Dilma Roussef, afirmando que os recursos deverão ser investidos nas áreas sociais, como a Educação. E concluiu: “com base nessas três diretrizes, estamos definindo como vamos enfrentar o desafio que é transformar riqueza material em riqueza física, em riqueza social e humana”.

O presidente da UNE, Augusto Chagas, presente no encontro do Conselho, ouviu as propostas e teve a oportunidade de expor as demandas da entidade, que elegeu a Educação como o foco principal. “Reproduzi nossa opinião quanto: a criação do fundo social – do qual 50% deverá destinado à Educação-, e a defesa de um novo marco regulatório que garanta que a riqueza seja controlada pelo Estado”, disse Chagas, mencionando que o debate foi aberto e que a ministra demonstrou um nível de compromisso com as pautas dos estudantes.

Augusto Chagas aproveitou e antecipou a campanha que a UNE lançará oficialmente dia 13 de outubro, reivindicando que 50% dos recursos do Fundo Social vindos do Pré-sal sejam aplicados na Educação.

Leia o que foi publicado na Agência Brasil sobre a campanha da UNE em Brasília.

Da Redação, com informações da Agência Brasil.

Fotos: Antonio Cruz/ABr

http://www.une.org.br/home3/educacao/educacao_2007/m_15289.html
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: