Presidente Gabrielli defende constitucionalidade de modelo de partilha no pré-sal


http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/

AGÊNCIA PETROBRAS

6/10/2009

Presidente Gabrielli defende constitucionalidade de modelo de partilha no pré-sal

Foto: AGÊNCIA PETROBRAS

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, afirmou hoje (6/10), em audiência pública na Câmara dos Deputados, que não há obstáculo jurídico para a aprovação do projeto de lei em tramitação no Congresso que estabelece o modelo de partilha de produção e a Petrobras como operadora única no pré-sal. “Não há risco de inconstitucionalidade”, garantiu, citando o artigo 177, que permite à União contratar empresas estatais ou privadas. O debate foi organizado pela comissão especial que analisa o estabelecimento do regime de partilha de produção de petróleo e gás no pré-sal.

Segundo Gabrielli, mudanças no cenário nacional e internacional justificam alterações no modelo regulatório. “A situação é completamente reversa do que era em 1997”, disse, referindo-se ao risco exploratório, que era maior que no pré-sal, e à necessidade de atrair capitais daquela época.

Como exemplo do baixo risco no pré-sal, o executivo frisou que a Petrobras encontrou indícios de hidrocarbonetos em todos os 13 poços perfurados na Bacia de Santos e, nas bacias do Espírito Santo e de Campos, perfurou 47 poços, com sucesso em 41, sendo que 13 destes chegam ao pré-sal. “Isto é três a quatro vezes mais que a média exploratória do mundo”, destacou.

Em resposta ao deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o presidente da Petrobras ressaltou as vantagens da Companhia ser operadora única do pré-sal, fato que aumentaria a eficiência e diminuiria os custos exploratórios.

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/materia.asp?id_editoria=8&id_noticia=7362
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: