REVAP refina primeira carga de petróleo do pré-sal de Tupi


http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/

Agência Petrobras de Notícias

08/10/2009

Revap refina primeira carga de petróleo de Tupi

REVAP - Refinaria Henrique Lage - Petrobras - São José dos Campos (SP)Foto: Divulgação Petrobras / Benê Santos

A Refinaria Henrique Lage – Revap, Unidade de Negócios da Petrobras localizada em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba (SP), começou a processar a sua primeira carga de petróleo extraída da camada pré-sal da área de Tupi, na Bacia de Santos. Foram recebidos 42 mil metros cúbicos (264 mil barris) de petróleo que serão processados em duas campanhas.

O petróleo de Tupi é classificado como leve, o que permite melhor rendimento de derivados de maior valor, como óleo diesel, gasolina, nafta (matéria – prima petroquímica) e GLP (gás engarrafado). Quanto ao teor de enxofre, é classificado como de baixo teor – quanto menor, mais fácil o atendimento às especificações futuras, cada vez mais rígidas para todos os derivados e principalmente nafta e diesel. Além disso, o petróleo do Campo de Tupi tem boa rentabilidade, pois não gera óleo combustível, que é o produto de menor valor agregado.

O reservatório de Tupi está a mais de 3.000 metros sob o fundo do mar, abaixo de 2.000 metros de sal, em águas onde a profundidade é de 2.140 metros e a uma distância de 300 km do litoral paulista. Dentro deste contexto, Tupi representa uma nova realidade para o Brasil e para a Petrobras. Os volumes recuperáveis da área de Tupi estão estimados entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo do tipo alta qualidade, ou seja petróleo leve, além de gás natural.

Fonte:

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: