Estudo mostra mapa de oportunidades para integração energética na América Latina


http://www.jornaldaenergia.com.br/
São Paulo, 15 de Outubro de 2009

Estudo mostra mapa de oportunidades para integração energética na América Latina

Consultores selecionam os 13 melhores projetos para serem desenvolvidos no continente

Milton Leal

do Rio de Janeiro

O Comitê de Integração Energética Regional (Cier), órgão que congrega 230 empresas e entidades latino-americanas ligadas ao setor energético, divulgou nesta quinta-feira (15/10) um estudo preliminar sobre as melhores oportunidades de integração energética existentes no continente. O objetivo foi analisar do ponto de vista estratégico, técnico, comercial e regulatório a viabilidade da utilização dos recursos naturais da região de forma integrada.

O trabalho, desenvolvido pela PSR Consultoria (Brasil), Synex (Chile) e Mercados Energéticos Consultores (Argentina), terá sua versão final publicada até o final do ano. Neste documento, deverá conter detalhes e informações sobre os 13 projetos (veja lista no final da reportagem) que foram identificados pelas consultorias como os melhores e mais factíveis empreendimentos que podem ser prospectados em parceria pelas nações. No âmbito da geração de energia, cerca de 8 mil MW estão sendo estudados.

O Brasil pode estar presente em cinco ou mais destes projetos. Os valores de investimentos necessários para a implementação de cada um só será conhecido na versão final do documento.

Ao todo, 16 países participaram do levantamento de oportunidades realizado pelos especialistas. Cada uma enviou a relação de todos os projetos de geração e transmissão atualmente em operação em seu território, além daqueles empreendimentos que estão planejados para serem construídos. O resultado foi um banco de dados com 728 hidrelétricas (não contabiliza as pequenas centrais) e 1900 plantas térmicas. “Foi um desafio, mas os dados são consistentes”, afirma o presidente da PSR, Mário Veiga.

As projeções de crescimento da demanda por eletricidade também foram informadas aos consultores. Segundo o estudo, a capacidade instalada da região vai crescer dos atuais 92,8 mil MW médios para 135 mil MW médios em 2017.

Para Luís Fernando Alarcón, presidente da ISA, empresa que detém 50% das interconexões elétricas existentes no continente, os benefícios da integração são o ganho na economia de escala, a possibilidade de postergar e reduzir investimentos na expansão do sistema, a complementariedade hidrológica e a otimização dos recursos existentes. “Tudo isso melhor a confiabilidade, segurança e qualidade dos serviços”, opina o executivo, que acredita ser possível construir um mercado supraregional de energia.

Alárcon, contudo, vê os diferentes graus de abertura dos mercados e as divergentes regulamentações existentes como barreiras para a integração. “O processo é bastante difícil, há muitos interesses contraditórios”, alerta. O presidente da companhia colombiana ainda vê os problemas geopolíticos como complicadores para a efetivação dos projetos. “Este é um processo que certamente nos tomará tempo”.

O presidente da estatal peruana Eletroperu, Luís Alejandro Bedoya Wallace, afirma que é preciso criar um marco legal e normativo que comprometam os Estados para que a integração energética no continente se torne realidade. “Precisamos potencializar as relações bilaterais para impulsionar o multilateralismo”, avalia. Wallace também defende a tranparência na fixação de tarifas e a criação de um operador independente responsável pela região.

Jornal da Energia: Mapa elaborado pelo Comitê de Integração Energética Regional (Cier)

http://www.jornaldaenergia.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: