Petrobras e UFSC inauguram laboratório ambiental avançado em Florianópolis


http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/

Agência Petrobras de Notícias

16/11/2009

Petrobras e Universidade Federal de Santa Catarina inauguram laboratório ambiental avançado em Florianópolis

A Petrobras e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) inauguraram na tarde de sexta-feira (13/11), em Florianópolis, o Laboratório de Biomarcadores de Contaminação Aquática e Imunoquímica (Labcai), situado no Núcleo de Estudos em Patologia Aquícola (Nepaq).

A unidade será um dos laboratórios internacionais de referência na análise molecular, metabólico-fisiológica e celular de organismos aquáticos, permitindo, por exemplo, identificar alterações em peixes, crustáceos e demais animais de ambientes marinhos e de água doce.

Participaram da inauguração o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, o reitor da UFSC, Álvaro Toubes Prata, e o coordenador do Programa Tecnológico de Meio Ambiente (Proamb) da Petrobras, Pedro Penido Guimarães, entre outras autoridades.

Na solenidade de abertura, o ministro Altemir Gregolin destacou a importância da inauguração do laboratório que terá papel estratégico e será referência no setor. “O evento que participamos hoje é uma demonstração do compromisso com o desenvolvimento da aquicultura no país”, disse.

O Labcai integra a estratégia de Redes Temáticas da Petrobras, iniciativa em que entidades de ciência e tecnologia do país recebem apoio financeiro e de cooperação técnica por meio de parceria com o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes). O laboratório será responsável pela análise, avaliação e identificação de alterações fisiológicas mínimas em organismos aquáticos, o que será decisivo para viabilizar a adoção de possíveis medidas preventivas e corretivas por organizações e empresas no entorno dos ambientes aquáticos quando necessário.

Na oportunidade, o coordenador da Petrobras ressaltou a importância da aproximação com as instituições de pesquisa através das Redes temáticas. Segundo Pedro Penido, a Petrobras vem reforçando os investimentos na área ambiental e o elo com as universidades. “Com a descoberta do pré-sal é essencial o trabalho em conjunto e o estímulo ao repasse de conhecimento que gera emprego e renda”, enfatizou. O valor desta parceria também foi apontado pelo reitor Álvaro Toubes Prata, que disse perceber a ótima sinergia da Petrobras com os órgãos de pesquisa.

Entre os equipamentos que estarão disponíveis no moderno laboratório ambiental, destaque para:

– Sequenciador de DNA: responsável por identificar alterações genéticas e fisiológicas nos organismos aquáticos em relação a exposição a produtos contaminantes.

– Ultracentrífuga: fará a separação dos tecidos dos organismos e preparação de frações celulares para uma avaliação precisa das alterações metabólicas, fisiológicas e genéticas resultantes da ação de pequenas concentrações de contaminantes.

A estrutura analítica do laboratório possibilita o monitoramento dos ecossistemas aquáticos com o objetivo de prever os efeitos das alterações ambientais que possam prejudicar o seu equilíbrio. Como exemplo, caso ocorra alguma alteração climática que modifique o metabolismo de determinados organismos aquáticos, este fato pode ser detectado no seu estágio inicial.

Redes Temáticas

A estratégia da Petrobras em realizar investimentos através das Redes Temáticas consiste num modelo de parceria estabelecido pela companhia com universidades e institutos de pesquisa nacionais. São 50 redes que envolvem 80 universidades e institutos de pesquisas de todo o país em projetos de interesse nas áreas de atuação da companhia. Desde 2006 a Petrobras vem investindo em média R$ 400 milhões por ano em formação de infraestrutura, aquisição de equipamentos, qualificação de pesquisadores e projetos de P&D nas entidades parceiras.

O Labcai também recebeu recursos do Ministério da Pesca e Aquicultura e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). Nos últimos 10 dias, esta é a segunda inauguração de laboratórios em universidade conveniada ao projeto, voltado para a sustentabilidade ambiental paralela às atividades na indústria do petróleo e energia.

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: