Presidente da Petrobras abre Conferência Internacional de Geologia


http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/

Agência Petrobras de Notícias

16/11/2009

Presidente da Petrobras abre Conferência Internacional de Geologia

O Presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, abriu, nesta segunda-feira, 16/11, no Rio de Janeiro, a Conferência Internacional da American Association of Petroleum Geologists (AAPG). Gabrielli falou para uma platéia de aproximadamente 600 geólogos, engenheiros e técnicos sobre as oportunidades de crescimento e os planos de investimentos da Petrobras.

Segundo o presidente, a Companhia prevê uma demanda global de petróleo até 2020, de 29 a 34 milhões de barris diários. A expectativa é que esta demanda mundial dobre de tamanho em 2030, com necessidade de produção de 68 a 79 milhões de barris. “O Brasil será não apenas um grande produtor de petróleo e derivados, mas também um grande consumidor. Por isso, é tão importante sermos autossuficentes”, disse.

Gabrielli apresentou o Plano de Negócios da Companhia, com investimentos de US$ 174 bilhões até 2013. O valor será utilizado para aumento da produção, da capacidade de refino e na instalação de cerca de 10.000 km de dutos para escoamento da produção em todo território nacional, entre outros projetos.

Fronteiras exploratórias

O presidente destacou a grande fronteira exploratória que é o Brasil, tanto em produção offshore, quanto onshore. O País tem atualmente 265 blocos em operação. Segundo o presidente, a taxa de sucesso em descobertas da Companhia é de cerca de 40%, número alto em comparação com índices mundiais. “Nosso crescimento depende de nossas descobertas”, justificou.

Segundo ele, na área do pré-sal, a taxa é ainda maior, chegando a 100% de sucesso na Bacia de Santos. O presidente destacou a alta especialização da Petrobras como responsável pelo índice de sucesso exploratório. “Não achamos que teremos nenhum grande problema tecnológico na extração abaixo do mar”, disse.

Para Gabrielli, os dois Testes de Longa Duração (TLD) em curso nos campos de Tupi e Parque das Baleias darão informações importantes sobre o comportamento dos poços. O Presidente destacou, ainda, o Plano de Desenvolvimento do Pré-sal (Plansal). Segundo ele, questões de logística são um dos desafios à exploração do pré-sal que estão sendo estudados no âmbito do Plano.

Parcerias

Para Gabrielli, a parceria com outras empresas do setor será fundamental para a exploração no pré-sal. “Não podemos fazer isso sozinhos”, disse. O Presidente listou diversas companhias que já atuam com a Petrobras no Brasil. Segundo ele, apenas na área de exploração, 17 empresas são parceiras da Companhia. Outras 18 atuam em conjunto com a Petrobras em Exploração e Produção (E&P) e em Pesquisa e Desenvolvimento.O presidente ressaltou as parcerias com mais de 50 laboratórios de pesquisa de diferentes universidades do País, por meio do programa Redes Temáticas, coordenado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras. “Sem tecnologia, não poderíamos fazer o que estamos fazendo”, afirmou.

Participaram também da Conferência de Abertura o Vice-presidente da Exxon Mobil, Mark W. Albers; o Vice-presidente de E&P da Saudi Aramco, Amir Nasser; o Presidente de E&P da Total, Yves-Louis Darricarrere, e o Presidente da Schlumberger, Andrew Gould. Nasser afirmou que o Brasil será um dos maiores países em exploração e produção de petróleo e ressaltou os avanços tecnológicos desenvolvidos pela Petrobras, que viabilizaram as descobertas na nova fronteira exploratória do pré-sal. Em sua apresentação, Albers reforçou que as parcerias entre empresas nacionais e internacionais são cruciais para o desenvolvimento tecnológico e investimentos necessários para garantir atender a demanda futura.

http://www.agenciapetrobrasdenoticias.com.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: