Petrobras: novos testes comprovam alta produtividade do pré-sal


http://www.agenciabrasil.gov.br/

Agência Brasil

19 de Novembro de 2009

Petrobras: novos testes comprovam alta produtividade dos reservatórios do pré-sal

Nielmar de Oliveira

Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Petrobras distribuiu nota oficial na noite de ontem (18) anunciando a conclusão dos dois testes de formação na área de avaliação do poço de Tupi, em águas ultraprofundas da Bacia de Santos, informalmente denominado de Iracema, no qual constatou “alta produtividade dos reservatórios carbonáticos do pré-sal”.

Segundo a Petrobras, em cada um dos dois testes realizados foi medida a vazão da ordem de 5.500 barris por dia de óleo leve (cerca de 32 graus API – quanto mais elevado o grau, mais leve e melhor é a qualidade do óleo), limitada à capacidade dos equipamentos usados na fase de teste.

“A produção inicial do poço está sendo estimada em até 50 mil barris de óleo por dia, o que comprova a alta capacidade de produção de petróleo leve na área de Tupi”, informa a empresa.

As informações da Petrobras indicam que o poço testado, cuja perfuração havia terminado em setembro de 2009, localiza-se em área de avaliação no bloco BM-S-11, em uma profundidade de água de 2.210 metros, a cerca de 250 quilômetros da costa do estado do Rio de Janeiro e a 33 quilômetros a noroeste do poço de Tupi.

Atualmente, o poço de Tupi está em em fase de Teste de Longa Duração (TLD), com uma produção diária de cerca de 15 mil barris por dia, mas no final do próximo ano entrará em produção com um projeto piloto e extração inicial de 100 mil barris de petróleo diários.

“O consórcio, formado pela Petrobras (65% – Operadora), BG Group (25%) e Galp (10%), dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a avaliação das jazidas em Tupi, com a perfuração de novos poços até a Declaração de Comercialidade, prevista para dezembro de 2010”, informa a nota.

http://www.agenciabrasil.gov.br/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: