Petrobrás planeja novo terminal de GNL para o Brasil


http://www.energiahoje.com/

Energia Hoje

19/11/2009

Cenpes projeta novo terminal de GNL

Felipe Maciel

O Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) está elaborando quatro projetos básicos para o terceiro terminal de GNL da estatal. Os municípios de São Francisco do Sul (SC), Araracruz (ES), Ipojuca (PE), além da ampliação do terminal existente na Baía de Guanabara (RJ) disputam o empreendimento, que deve ser onshore, contar com uma planta de liquefação e tanques criogênicos.

Os estudos do centro de pesquisa para Araracruz e Ipojuca levam em consideração a instalação do empreendimento em Barra do Riacho e no Porto de Suape, respectivamente. No primeiro local a empresa já está implantado um terminal para o escoamento de GLP, o que pode trazer uma vantagem logística para o projeto.

A capacidade da unidade está sendo analisada pelo Cenpes. Os quatro projetos estão sendo feitos simultaneamente por conta da indefinição da localização geográfica do terminal. A expectativa é que a licitação para construção do novo terminal seja aberta no primeiro trimestre do próximo ano.

Na última terça-feira (17/11), a Petrobras e a petroleira britânica BG formaram uma joint-venture para projetos de GNL. As duas empresas estão licitando um FEED para a construção de uma embarcação do tipo FLNG para o cluster do pré-sal da Bacia de Santos. SBM, Modec, Technip, Saipem e KBR foram convidadas para a concorrência que vai contratar o projeto de engenharia da unidade, que deve começar a operar apenas em 2015.

A expectativa é que a construção da unidade, que terá capacidade de liquefação de até 14 milhões de m³/dia, seja contratada até abril de 2011, para que a construção da embarcação seja iniciada até setembro.

http://www.energiahoje.com/
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: