Braskem petroquímica produzirá polietileno ultra-resistente para uso no pré-sal


Valor
08/12/2010

Braskem produzirá fibra para uso na exploração do pré-sal

Ana Luísa Westphalen

SÃO PAULO – A Braskem investirá US$ 10 milhões na produção de uma fibra de alta resistência que pode ser usada nas plataformas de exploração do pré-sal. A planta piloto, localizada na Bahia, entrará em funcionamento até o fim deste mês e terá capacidade de 50 toneladas por ano, volume suficiente para concluir o desenvolvimento total do projeto. A expectativa é iniciar a produção em escala industrial a partir de 2013, para suprir o potencial do mercado, estimado entre 1 mil a 1,5 mil toneladas por ano.

A fibra de polietileno batizada de UTEC – produto inédito no mundo – é ideal para uso em altas profundidades, como no pré-sal, e torna-se uma alternativa aos cabos de ancoragem das plataformas de exploração de petróleo existentes hoje, confeccionados em aço e poliéster. Ela também tem potencial para ser usada em coletes blindados na área de Defesa Nacional.

 

O projeto faz parte de uma parceria entre a Braskem e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia, que assinaram ontem um convênio de estímulo à inovação tecnológica. A instalação da planta piloto também conta com apoio da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep).

Além da produção da fibra UTEC, a parceria entre a Braskem e o governo da Bahia também prevê um convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Serão investidos até R$ 3 milhões em projetos de pesquisa científica e tecnológica de autoria de pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado.

 

http://www.valoronline.com.br/online/bahia/8081/349927/braskem-produzira-fibra-para-uso-na-exploracao-do-pre-sal

 

 

Resistência do UHMW-UTEC da Braskem em comparação com outros materiais

 

A Braskem é uma das empresas do grupo Odebrecht que mais investe em pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico. Atualmente é a segunda maior produtora de UHMWPE (Polietileno de Ultra-alto Peso Molecular) do mundo. (foto: Braskem)

 

Revestimentos de UHMW (UTEC) pode ser utilizados como blindagem leve em navios, assim como para aumentar a resistência ao desgaste por atrito ou impacto em atracamento ou operações de carga e desgarga, reduzindo a necessidade manutenção (ilustração: Braskem)

Anúncios

One Response to Braskem petroquímica produzirá polietileno ultra-resistente para uso no pré-sal

  1. Rafael Ramon Mesquita disse:

    no desevolvimento de tecnologias de alto padrão na indústria do petróleo é importantissimo no caso do polietileno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: