Empresa com participação da Petrobrás inicia colheita de cana-de-açúcar 100% mecanizada em GO


Blog da Petrobrás
6 de maio de 2011

Usina Boa Vista sedia abertura da safra de cana em Goiás

A safra 11/12 de cana-de-açúcar no Estado de Goiás foi aberta de forma oficial nesta sexta-feira (6/5) na Usina Boa Vista, localizada no município de Quirinópolis (GO). A unidade, que integra a Nova Fronteira – empresa formada por meio da parceria entre a Petrobras Biocombustível e o Grupo São Martinho – produz exclusivamente etanol e possui 100% de sua colheita de forma mecanizada.

Usina Boa Vista (GO) da Nova Fronteira Bioenergia S.A - joint venture formada entre a Petrobrás Biocombustivel e o Grupo São Martinho

O governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, ressaltou em seu discurso a importância da indústria sucroenergética, um segmento econômico que vem crescendo nos últimos anos, trazendo oportunidades e fomentando a economia do estado com empreendimentos modernos como a Usina Boa Vista.

O diretor de Etanol da Petrobras Biocombustível, Ricardo Castello Branco, por sua vez, afirmou que a estratégia de expansão da produção de etanol e energia elétrica no Estado de Goiás se dará, prioritariamente, por meio da Nova Fronteira. “Vamos crescer a partir de uma associação que une a expertise da Petrobras em logística, operações industriais, comercialização, tecnologia e padrões de Segurança, Meio Ambiente e Saúde, com a São Martinho, um dos maiores grupos sucroenergéticos do país”.

Fábio Venturelli, presidente da Nova Fronteira, disse que o evento simboliza a concretização de uma parceria de sucesso. “Com os investimentos previstos, a Usina Boa Vista irá mais do que duplicar sua produção nos próximos anos. Para acelerar o aumento na produção de etanol no Centro-Oeste, o Grupo São Martinho tomou uma decisão estratégica de buscar um parceiro que contribuísse com conhecimento, recursos e excelência operacional. A Petrobras Biocombustível, por sua vez, buscava um parceiro com credenciais de líder do setor. A Nova Fronteira nasce sólida, capitalizada e com o DNA de duas grandes empresas brasileiras.”, ressaltou o executivo.

Em junho de 2010, o Grupo São Martinho e a Petrobras Biocombustível se uniram formando a Nova Fronteira, uma empresa voltada à produção de etanol na região centro-oeste do Brasil. Além da Usina Boa Vista, o negócio compreende o projeto de Greenfield SMBJ SA, também localizado em Goiás.

Como parte do acordo, a Usina Boa Vista recebeu um aporte de R$ 420 milhões da Petrobras Biocombustível para acelerar o crescimento das suas operações. Por meio de investimentos da ordem de R$ 700 milhões previstos para acontecer até a safra 2014/2015, a expectativa é de que a unidade alcance a marca de 7 milhões de toneladas de capacidade ao final desse período.

Etanol de Sorgo

Uma das novidades da Usina Boa Vista para essa nova temporada é o início da fase experimental de produção de etanol a partir do sorgo, quinto cereal mais importante no mundo, antecedido pelo trigo, o arroz, o milho e a cevada. A iniciativa, que tem o objetivo de ampliar a quantidade de combustível gerada pela unidade e elevar o período anual de safra em até 45 dias, utiliza tecnologia semelhante ao processo já utilizado na produção de cana-de-açúcar.

A Nova Fronteira projeta que em três anos a oferta de etanol de sorgo alcance um total de 28 milhões de litros por safra e utilize uma área de plantio de aproximadamente 7 mil hectares. O período de plantio acontecerá nos meses de novembro e dezembro, sendo que a colheita acontecerá em março e sem alterar o início da safra de cana-de-açúcar.

Sobre o Grupo São Martinho

O Grupo São Martinho está entre os maiores grupos sucroenergéticos do Brasil, com capacidade de moagem de 14 milhões de toneladas de cana. Possui três usinas em operação: São Martinho, em Pradópolis (região de Ribeirão Preto, SP); Iracema, em Iracemápolis (região de Limeira, SP) e Boa Vista (Quirinópolis, a 300 quilômetros de Goiânia, GO), além de uma unidade para produção de ácido ribonucleico, a Omtek, também em Iracemápolis. O índice médio de mecanização da colheita é de 87,3%, chegando a 100% na Usina Boa Vista. Para mais informações visite o site.

Sobre a Petrobras Biocombustível

A subsidiária da Petrobras atua no segmento de produção de biocombustíveis desde julho de 2008. No setor de etanol, a empresa tem, atualmente, participações na Nova Fronteira Bioenergia (GO), na Guarani (SP), e na Total Agroindústria Canavieira (MG). A Petrobras Biocombustível encerrou 2010 com participação em 10 usinas, capacidade de moagem de 24,5 milhões de toneladas de cana, produção de 942 mil m3 de etanol e exportação de 517 GWh de energia elétrica (geração de energia a partir de bagaço de cana).

Fonte: Blog da Petrobrás
http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/ 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: