Pré-Sal traz oportunidades para empresas de Tecnologia da Informação


Convergência Digital
10/05/2011

Petrobras: Pré-Sal traz oportunidades para empresas de TI

Atenta ao orçamento de U$ 600 bilhões da Petrobras, somente para o Pré-Sal, nos próximos 20 anos, e às oportunidades de negócios geradas para o setor de Tecnologia da Informação, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ) promove no dia 6 de junho o seminário “Competitividade da Cadeia de O&G e o papel da TIC”.

Na oportunidade, a Assespro-RJ entregará à Petrobras e à Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip) uma proposta de modelo de trabalho chamada “Ecossistema”, com um cluster de 22 empresas com competências para atender a toda a cadeia produtiva do Pré-Sal, desde a criação de soluções, inteligência do projeto, instrumentalização e demais demandas.

Já confirmaram presença o gerente-executivo do Pré-Sal, José Carlos Fomigli; o assessor da Presidência da Petrobras, Sydney Granja; e o superintendente da Onip, Eloy Fernandez. A expectativa é de que 300 pessoas, entre executivos e profissionais da cadeia produtiva de petróleo e gás, participem do evento realizado pela Assespro-RJ com o apoio da Petrobras, Sebrae-RJ e Onip.

O seminário “Competitividade da Cadeia de O&G e o papel da TIC” acontece das 13h30 às 17h30, no Centro de Convenções da Firjan-RJ. O gerente da Petrobras para o Pré-Sal, José Formigli, vai apresentar os planos de investimento para o projeto e as demandas para a cadeia produtiva voltadas para as empresas de TIC.

Já o assessor da Presidência da Petrobras, Sydney Granja, falará sobre os aspectos que devem ser considerados para a melhoria da produtividade dos fornecedores, visando atender os novos investimentos.

A palestra do diretor-superintendente da Onip, Eloy Fernandez, terá como tema a política de desenvolvimento industrial e suas principais ações, objetivando aumentar a competitividade da indústria nacional. Segundo o presidente da Assespro-RJ, Ilan Goldman, o principal objetivo do seminário é garantir que as oportunidades de negócios geradas pelo Pré-Sal contemplem a indústria nacional de TIC. Ilan Goldman afirma que a descoberta do Pré-Sal pode representar a grande arrancada do Brasil diante dos gigantes blocos econômicos mundiais, já que colocará a reserva de petróleo do país entre as dez maiores do mundo.

“Mais do que uma grande promessa financeira, o Pré-Sal irá gerar milhares de oportunidades de emprego, fazendo do mercado de petróleo e gás um dos campeões de prosperidade e de contratações nos próximos anos. Como maior representante das empresas de tecnologia da informação, software e internet no estado do Rio de Janeiro, a Assespro-RJ se consolida como a principal intermediadora de serviços do setor de TIC para o Pré-Sal.

A ideia é aproveitar que a Onip está preparando um relatório apontando qual a fatia desse orçamento ficará com a TIC e suas principais demandas, para garantir que a indústria nacional seja prestigiada, como aconteceu na Noruega. A preocupação é correr contra o tempo para não seguir o modelo do Oriente Médio e Venezuela que contrataram soluções do exterior”, disse o presidente.

De acordo com Ilan Goldman, o evento vai apresentar, ainda, as expertises e competências da indústria nacional de tecnologia da informação e comunicação para viabilizar o incremento de produtividade e qualidade que passarão a ser demandadas, em linha com os estudos realizados pela Petrobrás e pela Onip.

“Vamos apresentar à Petrobras e à Onip o modelo do cluster Ecossistema com as empresas fluminenses mais preparadas para atender a cadeia produtiva de Petróleo e Gás, garantindo que as oportunidade fiquem no estado, gerando desenvolvimento sócio-econômico, emprego e renda para o Rio de Janeiro”, conclui o presidente da Assespro-RJ.

SERVIÇO

Seminário “Competitividade da Cadeia de O&G e o papel da TIC”
Dia: 6 de junho de 2011
Horário: De 13h30 às 17h30
Local: Centro de Convenções da Firjan-RJ
Endereço: Av. Graça Aranha, n°1 – Centro – Rio de Janeiro
Inscrições: assespro-rj@assespro-rj.org.brValor da inscrição: R$ 200.

* Fonte: Assespro-RJ.

http://convergenciadigital.uol.com.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=26204&sid=5

-

-
-

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: