Sobre o blog

plataforma de petróleo

Este Blog tem como objetivo principal  manter atualizações e analisar os principais acontecimentos referentes ao pré-sal, ou petróleo da camada pré-sal.

PETROBRAS - PRE-SAL

Também tem a pretensão de manter um espaço de discussão permanente sobre os impactos da descoberta e extração deste petróleo na sociedade, no meio ambiente, na indústria, na economia e na política nacional.

cavalo de pau - petróleo - pôr-do-sol

Neste sentido os autores do blog defendem que os recursos financeiros que o Brasil adquirir com o  pré-sal sejam direcionados para investimentos em educação tecnológica, desenvolvimento de novas tecnologias e construção de infraestrutura de energia mais limpa e de transportes mais eficientes, que ajudem a viabilizar a transição tecnológica e produtiva do Brasil para a “Era pós-petróleo”.

energia eólicaIsto pode ser realizado investindo-se parte dos recursos do pré-sal em tecnologias de usos múltiplos, em novos meios de transporte e meios produtivos e na construção de uma infraestrutura de energia mais limpa, desde que estas economizem ou substituam parcialmente o petróleo (como combustível), gerando energia,  emprego e renda, de forma mais diversificada, descentralizada e sustentável.

mamonaEste processo pode ser alcançado se for estabelecido um  planejamento estratégico para a ampliação da Segurança Energética do Brasil, pensado no longo prazo e em cooperação com nossos vizinhos e aliados sul-americanos, fortalecendo, assim, o processo de integração da América do Sul.

nova plataforma da petrobrás (14-06-2007)Para que um projeto desta natureza possa ser implementado, é fundamental que o Brasil mantenha a soberania sobre seus recursos naturais, ou seja, que os recursos petrolíferos fiquem sob controle nacional, e possam ser utilizados em prol do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição  de renda e da cidadania.


Lucas Kerr Oliveira
-

Editor do Blog   Diário do Pré-Sal

E-mail para contato:  diariopresalgeopoliticapetroleo@yahoo.com.br


Este site não tem fins lucrativos e não recebe patrocínio de qualquer empresa ou organização do setor petrolífero.

Não serão aceitos comentários ofensivos, discriminatórios ou qualquer forma de propaganda.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: